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Janete do Rosário Amaro Crisanto

por Pablo Damian Borges Guilherme publicado 19/12/2024 16h45, última modificação 19/12/2024 16h45

A INTERDISCIPLINARIDADE DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO ÂMBITO DA SUSTENTABILIDADE NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

José Ronaldo Mendonça Fassheber1, José Francisco de Oliveira Neto1

Janete do Rosário Amaro Crisanto1

 

1Universidade Estadual do Paraná Campus Paranaguá /Paranaguá, PR.

 

Resumo: Na busca de soluções aos problemas relacionados à educação socioambiental no âmbito da sustentabilidade, voltado à disciplina de Língua Portuguesa, a escola tem um papel fundamental – o de despertar o interesse da consciência sustentável nos estudantes. Esta consciência pode ser introduzida por meio da Educação Ambiental de maneira interdisciplinar e transversal. Diante desta discussão, mostra-se o esforço do MEC junto às escolas, para a incorporação do tema, com o Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Neste sentido, o estudo visa investigar o entendimento da sustentabilidade ambiental nas turmas do ensino médio.  Também cabe destacar que a ONU estabeleceu a Década dos Oceanos (2021 a 2030), desta forma, o objetivo é conscientizar a população, principalmente aos que moram no litoral, sobre a importância dos oceanos. A metodologia aplicada é a pesquisa que será desenvolvida através de estudo bibliográfico e exploratório sobre o tema. A primeira etapa será desenvolvida através da revisão da literatura; a segunda será desenvolvida através da coleta de dados, entrevistas, questionários com a finalidade da análise estatística; a terceira etapa será realizada com a condução de palestras para debate sobre o tema e cujas ideias serão bidirecionalmente compartilhadas com os estudantes e com todos os integrantes da comunidade escolar.  Por fim, será proposto um plano de ação para listar tópicos com as ações necessárias para atingir o objetivo. Conclui-se que a partir de orientações e do desenvolvimento de tarefas verificadas ao longo deste estudo, a percepção socioambiental do aluno aumente com relação ao uso racional de bens e insumos, bem como acerca da geração de resíduos, que possam ser reaproveitados, reciclados ou destinados de forma ambientalmente adequada, e do incentivo para aplicar o conhecimento adquirido na busca de soluções técnicas que colaborem também para um ambiente sustentável e melhor preparado para as futuras gerações.

 

Palavras-chave: educação socioambiental, sustentabilidade ambiental, ambiente sustentável.

 

Apoio financeiro: Serão solicitados recursos e veículos da própria Universidade.