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Adriana Paula Chaves Miquilini

por Pablo Damian Borges Guilherme publicado 19/12/2024 16h40, última modificação 19/12/2024 16h40

QUAIS AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS DE ENSINO USADAS PARA ABORDAGEM DO TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SÉRIES INICIAIS?

 

Adriana Paula Chaves Miquilini1, Fabrícia de Souza Predes1

 

1Universidade Estadual do Paraná Campus Paranaguá /Paranaguá, PR.

 

Resumo: A educação ambiental é uma importante ferramenta para a mudança de comportamento dos estudantes, que devem desde cedo ser conscientizados da necessidade da preservação e uso sustentável da natureza. Desta forma, incluir temáticas que discutam o meio ambiente e abordem principalmente temas relacionados aos ecossistemas locais é imprescindível para que estes estudantes cultivem o sentimento de pertencimento e cuidado com estes ambientes. Os tipos de metodologias utilizadas nas aulas sobre este tema têm papel fundamental para despertar o engajamento e a compreensão dos estudantes em sala de aula, principalmente, para as séries iniciais. O objetivo deste estudo é investigar quais são as metodologias mais utilizadas por professores das séries iniciais na abordagem da educação ambiental. O procedimento metodológico terá uma abordagem qualitativa e bibliográfica exploratória. Serão selecionados artigos científicos de texto completo em inglês e português dos últimos cinco anos na base de dados Scopus e Eric. Para a busca dos estudos serão utilizadas as palavras-chave: educação ambiental, metodologia e séries iniciais. Os termos serão pesquisados também em inglês. Os estudos serão selecionados de acordo com critérios de inclusão e exclusão predeterminados. Após a leitura de título e resumo, os estudos que não contemplem o foco da pesquisa serão excluídos. Posteriormente, será feita leitura completa dos artigos para coleta de dados. Espera-se encontrar as metodologias mais usadas na abordagem de temas na educação ambiental em séries iniciais e quais são os resultados positivos relacionados ao engajamento e aprendizado significativo dos estudantes. É interessante ressaltar que dentro deste período que será feito o estudo, esperamos encontrar uma diversidade de metodologias aplicadas presencial e virtualmente devido ao período pandêmico vivenciado em 2020 e 2021. Desta forma, as contribuições esperadas seriam mostrar quais metodologias são mais utilizadas nas séries iniciais e quais apresentam resultados mais efetivos. Além disso, elas deverão direcionar o planejamento de atividades de educação ambiental que privilegiem, principalmente, os temas relacionados aos ecossistemas locais como restinga e manguezal. 

Palavras-chave: educação ambiental; metodologia; séries iniciais.