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Luara Horrara Malucelli

por Pablo Damian Borges Guilherme publicado 18/09/2023 14h50, última modificação 18/09/2023 14h56

BORBOLETÁRIO ITINERANTE COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

 

Luara Horrara Malucelli1

 

1Universidade Estadual do Paraná Campus Paranaguá /Paranaguá, PR.

 

Resumo: A degradação acentuada do meio ambiente é objeto de estudo e discussão em várias regiões do planeta. A exploração dos recursos naturais está cada vez maior. A degradação ambiental vem afetando a vida na terra, pois prejudica os recursos naturais, o que interfere na sobrevivência da fauna e flora, promovendo o desequilíbrio do ecossistema. Uma das possibilidades de combater esses danos é através da Educação Ambiental afim de fortalecer, valorizar e mobilizar a comunidade, gerando práticas de troca de informação. No ensino regular, há falta de atividades mais práticas e lúdicas e uma grande necessidade de vincular a EA aos estudantes. Pensando nisso, o presente projeto tem como objetivo desenvolver um borboletário itinerante, como metodologia para o desenvolvimento de Educação Ambiental em escolas do litoral do Paraná. Para isso, o projeto passará pelo comitê de ética, em seguida será realizado o levantamento dos locais propostos, sucedido da elaboração do borboletário e sua aplicação. Para análise dos dados, serão levados em consideração a participação e interação das turmas trabalhadas, o grau de curiosidade, repulsa, agrado e indiferença. Como resultados esperados pretende-se transmitir conhecimento através do assunto, despertar o interesse pelo meio ambiente através da interação com o borboletário, e verificar o impacto das nossas metodologias. 

 

Palavras-chave: Borboletário, Educação Ambiental, Metodologia de ensino.