Você está aqui: Página Inicial > PALI > Corpo Discente > CD 2022 > Karina Beatriz dos Santos Ferreira da Rocha

Karina Beatriz dos Santos Ferreira da Rocha

por Pablo Damian Borges Guilherme publicado 18/09/2023 14h55, última modificação 18/09/2023 14h55

PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS COM REGISTRO DE IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA: UM ESTUDO NO CONTEXTO DO LITORAL PARANAENSE

Karina Beatriz dos Santos Ferreira da Rocha1, Sandro Deretti1, Elaine Cristina de Oliveira Menezes2

1Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranaguá/Paranaguá, PR.

2Universidade Federal do Paraná – Campus Matinhos/Matinhos, PR.

Resumo: A quantidade de produtos com registro de identificação geográfica está em crescimento em todo o Brasil. Para que tal registro seja conferido a um produto, ele deve apresentar uma qualidade única, explorando-se características naturais, meteorológicas e humanas, sendo diferenciado dos demais. Estas especificidades contribuem para que se agregue valor ao produto, impactando diretamente no desenvolvimento da região onde este produto certificado é produzido. Diante deste contexto, este estudo tem por objetivo compreender a percepção dos consumidores de produtos com registro de identificação geográfica no contexto do litoral do Paraná. Para que se possa evidenciar as questões levantadas pelos objetivos específicos, serão utilizadas diferentes abordagens metodológicas, sendo a) pesquisa bibliográfica, para a caracterização do processo de identificação geográfica, b) entrevistas com questões abertas com produtores e equipe técnica de orientação e certificação para a investigação das iniciativas de identificação geográfica no contexto do litoral do Paraná, c) entrevistas com questões abertas e questionários com questões fechadas com os consumidores para aprofundamento das relações presentes, a fim de identificar sua percepção referente aos produtos com esta certificação no litoral paranaense. As questões abertas, especialmente das entrevistas, serão analisadas por meio do software IRAMUTEQ, que permite a formação de clusters (agrupamentos) de palavras a partir de técnicas como análise de similitude, classificação hierárquica descendente e análise fatorial de correspondência. As questões fechadas, oriundas do questionário, serão analisadas com o software JAMOVI, o qual permite desenvolver análise fatorial exploratória e confirmatória das dimensões estudadas, bem como testes estatísticos de aferição da validade e confiabilidade do instrumento de pesquisa. Espera-se que ao término deste estudo, seja possível responder a todos os questionamentos aqui levantados, apontando-se a relevância desta certificação para a região, uma vez que os produtos com o registro de indicação geográfica apresentam uma preferência em relação aos similares existentes. Estes produtos possuem qualidade e produção diferenciada, podendo ser um vetor do desenvolvimento regional, tendo potencial de geração de emprego, renda e ser um incentivador para o turismo regional.

Palavras-chave: Certificação, Consumidores, Desenvolvimento Regional.