Você está aqui: Página Inicial > PALI > Grade Curricular > ALI 04 - METODOLOGIA DE ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE

ALI 04 - METODOLOGIA DE ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE

por Pablo Damian Borges Guilherme publicado 18/03/2024 17h09, última modificação 18/03/2024 17h35
DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PARA BOLSISTAS

ALI 04 - METODOLOGIA DE ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE (DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PARA BOLSISTAS)

Professor: Josiane Gomes Figueiredo

Créditos: 01

Ementa: A prática docente em instituições de ensino superior. Procedimentos teóricos metodológicos no ensino superior. Inserção do aluno da pós-graduação na experiência prática da ação profissional educativa, junto as várias disciplinas. Ferramentas pedagógicas e administrativas na prática docente no ensino superior. A transmissão do conhecimento e a integração da pós-graduação com a graduação nas diversas áreas do conhecimento. Participações dos mestrandos em aulas em nível de graduação.

Bibliografia:

CASTANHO, S. Temas e textos em metodologia do ensino superior. Papirus, 2002.

CHING, H. Y.; CARVALHO, F. F. O. Práticas de Ensino-Aprendizagem No Ensino Superior - Experiências Em Sala de Aula. São Paulo: Alta books,

GAETA, C.; MASETTO, M. T. O professor iniciante no ensino superior. Aprender, atuar e inovar. São Paulo: Senac, 2013.

GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4 ed. Editora Atlas SA, 2008.

MCKERNAN, J. Currículo e imaginação: teoria do processo, pedagogia e pesquisa-ação. Porto Alegre: Artmed. 2009.

NOGUEIRA, M. O. G. Aprendizagem do aluno adulto: implicações para a prática docente no ensino superior. Curitiba: Ibpex, 2009.

PHILIPPI JR, A.; PELICIONI, M. Educação Ambiental, Desenvolvimento de Cursos e projetos. USP, 2002.

STENTZLER, M. M. (Org). Experiências multidisciplinares na iniciação à docência na Unespar. Kaygangue, Porto União, SC, 2017. 454pp.

VOLPATO, G. Administração da Vida Científica. Editora Cultura Acadêmica, 2009, 142p.

Discussão de artigos em Periódicos específicos da área

registrado em: