Você está aqui: Página Inicial > PALI > Grade Curricular > ALI 03 - SEMINÁRIOS INTEGRADORES EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

ALI 03 - SEMINÁRIOS INTEGRADORES EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

por Pablo Damian Borges Guilherme publicado 18/03/2024 17h08, última modificação 18/03/2024 17h36
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PARA AMBAS AS LINHAS DE PESQUISA

ALI 03 - SEMINÁRIOS INTEGRADORES EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS (DISCIPLINA OBRIGATÓRIA)

Professor: Cleverson Molinari Mello, Fernando Henrique Lermen

Créditos: 02

Ementa: Contextualização das Ciências Ambientais como área interdisciplinar. Conceitos relativos à construção do conhecimento científico. Importância e técnicas na disseminação das informações e na divulgação científica. Seminários ministrados pelos alunos referentes aos projetos de pesquisa. Enfoque da problemática ambiental, promovendo um reconhecimento mais amplo da realidade regional por meio de palestras, conferências e seminários ministrados pelos alunos, por professores e/ou pesquisadores convidados.

Bibliografia:

CASTELLA, R. M. B., CASTELLA, P. R.; FIGUEIREDO, D. C. S.; QUEIROZ, S. M. P. (Orgs.). Mar e Costa: Subsídios para o ordenamento das áreas estuarina e costeira do Paraná. SEMA. Curitiba. 2006.

CINTRA, J. C. A. Técnicas de apresentação: oratória aplicada às apresentações com data-show. Editora José Carlos Cintra, 2007. 77p.

DOUBLEDAY, C. A.; CONNELL, S. D. Publishing with objective charisma: breaking science’s paradox. Trends in Ecology and Evolution. 32(11): 803-805, 2017.

GERLING, C. (ORG). Manual de ecossistemas marinhos e costeiros para educadores. Santos: Comunicar, 2016. 64p.

LOPES, J. A. U.; QUEIROZ, S. M. P.; REIS, L. F. S. S. D. Gestão ambiental de empreendimentos. Qualitimark, 2012. 295p.

LUDWIG, A. C. W. Fundamentos e prática de metodologia científica. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. 128p.

MENSH, B.; KORDING, K. Ten simple rules for structuring papers. PLoS Comput Biol, 13(9): 1-9. 2017.

PHILIPPI JR, A.; SOBRAL, M. C.; FERNANDES, V.; SAMPAIO, C. A. S. Desenvolvimento Sustentável, interdisciplinaridade e Ciências Ambientais. RBPG, 10(21): 509-533, 2013.

SCIDEV.NET'S. Practical guides section. Diponível em https://www.scidev.net/global/content/practical-guides.html, 2017.

VOLPATO, G. Ciência: da filosofia à publicação. 6ª ed. Best Writting. 2013.

Discussão de artigos em Periódicos específicos da área

registrado em: