Você está aqui: Página Inicial

Programa de Pós-Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares


O cenário global aponta para constantes ameaças aos ecossistemas litorâneos e insulares, oriundas das atividades antrópicas, culminando com impactos de grande relevância ambiental e social. Soma-se a isso a constante ameaça das mudanças do clima que impõe nova dimensão aos impactos socioambientais e a integração de conhecimentos de diferentes áreas.

Neste contexto, a busca por conhecimentos científicos relativos à compreensão das dinâmicas naturais e sua conexão com as comunidades humanas torna-se uma procura incansável pelo equilíbrio na coexistência desses componentes, bem como pelo reconhecimento de oportunidades. Devido a característica interdisciplinar das ciências ambientais, reconhece-se que os problemas são sistemas complexos, nos quais intervêm processos de diferentes racionalidades, ordens de materialidade e escalas espaço-temporais e que por fim, geram sinergia.

Assim, o Programa de Pós-Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares busca, a partir do estudo interdisciplinar dos ecossistemas prístinos ou com influência antrópica e seus diversos componentes, promover e fomentar a conservação e o uso sustentável do meio ambiente, aliado ao processo imprescindível da educação ambiental e formação de educadores em todos os níveis.

Os estudos desenvolvidos pelos profissionais formados pelo programa abordam de forma inovadora o diagnóstico, o prognóstico e a mitigação dos impactos ambientais, com o objetivo de desenvolver conhecimentos para o uso sustentável dos recursos naturais, o planejamento, a gestão e a educação socioambiental.

Um debate científico real depende da formação de profissionais coerentes e conscientes. Na busca do equilíbrio entre a qualidade ambiental e o desenvolvimento humano sustentável, a educação e a conscientização devem ser a base para mitigar impactos em um futuro emergencial e promover ações de adaptação das sociedades. Sendo assim, formar profissionais com este conhecimento e com capacidade de atuar na docência sobre a temática ambiental é urgente.