Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Programa

Informações

Área Básica: CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Nível: MESTRADO ACADÊMICO

Área de Concentração: Ciências Ambientais

Vagas Anuais: Anualmente, o Colegiado proporá o número de vagas, considerando a disponibilidade de orientadores, a infraestrutura da área e a avaliação dos docentes orientadores.

Créditos: 37 créditos, distribuídos entre a dissertação (12 créditos), disciplinas obrigatórias (12 créditos), disciplinas optativas (12 créditos) e proficiência em inglês (1 crédito). Outras atividades, como a participação em eventos, publicação de artigos, produção técnica relevante etc., podem render créditos adicionais.

Contato

mestrado.pali@unespar.edu.br

Coordenador:
Prof. Dr. Rafael Metri
Vice coordenador: 
Prof. Dr. Adilson Anacleto

Linhas de Pesquisa

1 - Conservação da biodiversidade em ambientes litorâneos e insulares

     Nesta linha busca-se promover pesquisas dos ecossistemas litorâneos e insulares e seus componentes, usando a diversidade biológica, parâmetros químicos e físicos de ambientes prístinos e urbanos, com o intuito de avaliar impactos ambientais. Estimular ações preditivas e preventivas que possibilitem evitar ou mitigar os impactos ambientais decorrentes da antropização nociva, nos contextos local, regional e global. Elaborar projetos e ações inovadoras de recuperação, preservação e educação ambiental.

 

2 – Sustentabilidade em ambientes litorâneos e insulares

     Esta linha de pesquisa tem o objetivo de diagnosticar, avaliar e viabilizar demandas sociais relacionadas a recursos naturais, como aquelas geradas pela aquicultura, pesca e atividades urbanas, agrícolas, florestais, industriais e portuárias. Fomentar o aproveitamento dos recursos naturais costeiros e o conhecimento sobre suas formas de uso, além de promover a sua sustentabilidade. Estimular o desenvolvimento de novas tecnologias ambientais e/ou processos aplicáveis aos arranjos produtivos socioeconômicos da região.