Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração - Conservação e Sustentabilidade de Ambientes Litorâneos e Insulares

por admin publicado 04/08/2020 14h22, última modificação 04/08/2020 14h22

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DE AMBIENTES LITORÂNEOS E INSULARES

O cenário global aponta claramente para constantes ameaças aos ecossistemas litorâneos e insulares, oriundas das diversas atividades antrópicas, culminando com impactos de grande relevância ambiental e social. Soma-se a isso a constante ameaça das mudanças do clima que elevam a potencialidade de impactos socioambientais.

Neste contexto, a busca por conhecimentos científicos relativos à compreensão das dinâmicas naturais e sua conexão com as comunidades humanas torna-se uma procura incansável do equilíbrio na coexistência desses componentes, bem como no reconhecimento de oportunidades. O Programa de Pós-Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares busca, a partir do estudo interdisciplinar dos ecossistemas prístinos ou com influência antrópica e seus diversos componentes, promover e fomentar a conservação e o uso sustentável do meio ambiente, aliado ao processo imprescindível da educação ambiental e formação de educadores em todos os níveis.

Os estudos desenvolvidos pelos profissionais formados pelo programa abordarão de forma inovadora o diagnóstico, o prognóstico e a mitigação dos impactos ambientais, com o objetivo de desenvolver conhecimentos para o uso sustentável dos recursos naturais, o planejamento, a gestão e a educação socioambiental.

Um debate científico real depende da formação de profissionais coerentes e conscientes. Na busca do equilíbrio entre a qualidade ambiental e o desenvolvimento humano sustentável, a educação e a conscientização devem ser a base para mitigar impactos em um futuro emergencial ou promover ações de adaptação das sociedades. Sendo assim, formar mestres com este conhecimento e com capacidade de atuar na docência sobre a temática ambiental é urgente.

Linhas de pesquisa:

1 - Conservação da biodiversidade em ambientes litorâneos e insulares

Nesta linha busca-se promover pesquisas dos ecossistemas litorâneos e insulares e seus componentes, usando a diversidade biológica, parâmetros químicos e físicos de ambientes prístinos e urbanos, com o intuito de avaliar impactos ambientais. Estimular ações preditivas e preventivas que possibilitem evitar ou mitigar os impactos ambientais decorrentes da antropização nociva, nos contextos local, regional e global. Elaborar projetos e ações inovadoras de recuperação, preservação e educação ambiental.

2 – Sustentabilidade em ambientes litorâneos e insulares

Esta linha de pesquisa tem o objetivo de diagnosticar, avaliar e viabilizar demandas sociais relacionadas a recursos naturais, como aquelas geradas pela aquicultura, pesca e atividades urbanas, agrícolas, florestais, industriais e portuárias. Fomentar o aproveitamento dos recursos naturais costeiros e o conhecimento sobre suas formas de uso, além de promover a sua sustentabilidade. Estimular o desenvolvimento de novas tecnologias ambientais e/ou processos aplicáveis aos arranjos produtivos socioeconômicos da região.